3 dicas para contratar (ou não) um profissional de marketing de mídia social

Você tomou uma decisão crítica para sua empresa: é hora de contratar um profissional de marketing de mídia social, para ajudar a promover o meu site que foi criado por uma agência de criação de sites. Já é a hora? Eu pergunto porque é importante saber a resposta antes de postar o trabalho. Como você sabe se contrata ou não?

Eu tenho sugestões. Com base na minha experiência de ser contratado como um profissional de marketing de mídia social e de fazer a contratação, aqui estão algumas dicas sobre quando é hora de contratar.

profissional de marketing

3 dicas para contratar (ou não)

  • Avalie sua equipe. Como é a sua empresa ou equipe? Você é uma companhia de um? Já existe um especialista em marketing a bordo? Se você é um time de um e sua presença na mídia social ocupa 50% do seu dia, uma contratação de marketing de mídia social pode ser uma boa decisão para ajudá-lo a voltar a executar outras partes do seu negócio. Se, digamos, um especialista em marketing estiver lidando com tarefas de mídia social, como uma nova contratação afetará essa pessoa?
  • Analise a necessidade. Você tem uma presença na mídia social? Se não, é porque você não acha que há uma necessidade ou, alternativamente, porque ninguém fez isso ainda? Se você tem uma presença estabelecida, mas não vê muita atividade, talvez seja melhor se concentrar em outra área de marketing no momento.

Se você não tem muita atividade, é importante perguntar por quê. A sua indústria não é socialmente amigável ou você não encontrou a voz certa ou o público certo ? Se você não tiver certeza, pode valer a pena contratar um freelancer para fazer uma auditoria para você. Ele pode dizer se você está perdendo uma oportunidade ou se a mídia social não vale a pena perseguir (o que é improvável).

  • Acesse responsabilidades futuras. O marketing de mídia social é um trabalho de tempo integral na sua empresa? Se não, é um papel de meio expediente ou contratado? Existem outras funções que essa função pode desempenhar, como publicidade e redação de conteúdo? Pouquíssimos papéis são contratados para fazer tarefas singulares, especialmente em empresas menores.

Quando contratei coordenadores de mídia social, eles sempre foram fortes em conteúdo; eles se tornam a voz da marca. Dependendo do tamanho da empresa, dividi o papel de três maneiras: paga, orgânica ou ambas. Geralmente, se estou contratando um profissional de marketing de desempenho, ela está executando uma marca que já foi criada por um profissional de marketing orgânico. Na minha experiência, somente em empresas muito pequenas as funções de marketing de desempenho devem ser mescladas.

Voz da Marca

Se for uma contratação em tempo integral, você quer que essa pessoa esteja por perto a longo prazo. Ele tem que aproveitar o que ele faz e tem o suficiente para fazer. Lembre-se de que a pessoa que controlará sua mídia social e seu conteúdo controlará a voz da sua marca, o que é fundamental. Contrate quem melhor representará sua marca – se você decidir contratar.



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