Como adaptar a sua casa para um idoso

Tão importante como os cuidados e adaptação de uma casa com a chegada de um bebê, são importantes os cuidados para adaptar a sua casa para um idoso.  

Quem tem pai, mãe, avós ou outros parentes que já são de idade em casa, sabe que é preciso ter atenção especial para os cuidados com as pessoas de idade avançada.

Móveis sob medida podem ser escolhidos de acordo com a idade da pessoa, mas principalmente com a necessidade de cada idoso. A adaptação de uma casa deve ser pensada especialmente para evitar a queda dos idosos, muito comum nesta etapa da vida.

De acordo com profissionais especialistas em geriatria, os piores casos de quedas e aparecimento de alguns problemas de saúde na terceira idade, podem ser decorrentes da falta de cuidado ou atenção dos idosos enquanto andam mesmo dentro de casa.

Para saber como cuidar melhor das pessoas mais experientes, confira o artigo de hoje em que vamos explicar melhor como adaptar a sua casa para um idoso.  

A importância da adaptação de uma residência para o idoso

Toda a casa pode ser modificada pensando nas necessidades dos idosos, para evitar quedas que possam causar fraturas ou ainda outros problemas mais graves.  

É de grande importância que uma residência em que se encontra um idoso, sofra pequenas modificações, desde a retirada de tapetes e itens de decoração que podem ocasionar escorregões até modificações maiores como mesas personalizadas, por exemplo, com a altura ajustada para o idoso.

Nos diferentes cômodos de uma residência é possível proporcionar maior segurança e tranquilidade, para que o idoso consiga se mover dentro de um cômodo, sem maiores perigos ou dificuldades.  

Para a mesa, por exemplo, o mais indicado é utilizar mesas que sejam firmes e rígidas, para que a pessoa possa se apoiar quando necessário, sem correr o risco de se desequilibrar e acabar até mesmo caindo ao chão.  

Quais os ambientes precisam de adaptação para a pessoa idosa

Você vai poder conferir agora quais são os principais ambientes que precisam de adaptação em uma residência, para que a pessoa idosa consiga se movimentar com maior tranquilidade.

Mesmo para esses casos é possível contar com o auxílio de uma fábrica de móveis,  que poderá confeccionar o móvel sob medida que deseja, atendendo especialmente às necessidades para o ambiente com um idoso.  

Pensando na casa como um todo, o mais recomendado especialmente pelos geriatras é que a casa possua apenas um andar. É preciso evitar ao máximo o uso de escadas, pois existe maior risco de acidentes em casas com dois andares, mesmo quando são instalados o corrimão para dar apoio e auxílio para a locomoção do idoso.

Sala de jantar

Além da mesa como já foi comentado acima, também é possível utilizar cadeiras personalizadas e se possível, cadeiras que tenham o apoio lateral podendo dar maior sustentação e segurança para a pessoa.

Caso tenha móveis como, por exemplo, uma cristaleira em sua sala de jantar, o mais indicado é organizar os itens na altura dos olhos. Evite colocar nas prateleiras mais altas ou mais baixas que pode dificultar o alcance dos idosos.

O mesmo, vale também para as prateleiras da cozinha e outros locais como também o banheiro.  

Sala de estar

Estofados personalizados são muito bem-vindos também na sala de estar. Nesse ambiente procure incluir móveis sem quina, para não acontecer acidentes tanto de quedas como de simples batidas.

Banheiro

O banheiro é um dos ambientes principais e mais importantes que você precisa cuidar e ter maior atenção a todos os detalhes.

Retire tapetes do banheiro e principalmente aqueles que são feitos de crochê. Inclusive dentro do box, evite utilizar tapetinhos e opte por um banquinho para que a pessoa possa se sentar durante o banho, caso necessário.

Além disso procure instalar barras de segurança na lateral do vaso sanitário, mas também, dentro do box. A grande maioria dos acidentes envolvendo idosos em ambiente domiciliar acontecem no banheiro.  

Quarto

Para o ambiente de descanso como o quarto, procure deixar apenas os móveis mais essenciais e evite ficar mudando de lugar. Assim a pessoa consegue se movimentar facilmente e sabendo exatamente qual a disposição do cômodo por onde ela pode se locomover.

Uma atenção especial deve ser dedicada para a altura da cama. Os modelos mais altos como os boxes, podem ser os mais indicados pois ajudam a pessoa a deitar e levantar com mais facilidade.

Gostou deste artigo? Seguindo essas dicas e cuidados, você mantém o ambiente residencial mais seguro e confortável para evitar quedas e acidentes com os idosos.  



Os comentários estão desativados.