Gestão Estratégica e Clima Organizacional

Gestão Estratégica refere-se às técnicas modernas de gestão, avaliação e ao conjunto de instrumentos, ferramentas e recursos concebidos para ajudar as empresas na tomada de decisões estratégicas de alto nível.

A Gestão Estratégica estabelece objetivos para melhorar a situação da organização, como o aumento de lucro ou redução de custos. Ela avalia a desempenho em termos de objetivos estabelecidos e disponibiliza a informação a quem toma as decisões na organização para que seja melhorado ou elaborado o Planejamento Estratégico da empresa.

A Gestão Estratégica avalia e faz a gestão do capital intelectual, aptidões e experiência da força de trabalho das organizações.

A Gestão Estratégica é baseada em atividades e, busca também avaliar clientes e projetos em termos de custo/benefício totais à organização.

Não só na esfera privada mas também na gestão pública, em todas as esferas de governo, é sentida a necessidade de uma Gestão Estratégica no Planejamento, que possa realizar uma medição do seu nível mediante o setor no qual está inserida, a fim de obterem comparações de seus indicadores com os de anos anteriores, outras empresas ou órgãos, outros estados ou países.

Uma organização proativa, seja ela privada ou pública, deve fazer constantemente a medição de seus indicadores, tais como lucratividade, prejuízos, satisfação de seus clientes, o produto interno bruto per capita, renda familiar, arrecadação de impostos, desempenho de estudantes, percentual de crescimento industrial, crescimento populacional, etc., de modo a obter um referencial, um nível de desempenho, reconhecido como padrão de excelência para a Gestão Pública. 

Clima Organizacional 

Clima Organizacional

Diversos estudos no Brasil e no mundo mostram que o mercado está definitivamente deixando para trás a era em que os ativos tangíveis como máquinas e estoques eram os únicos que movimentavam a economia. Estamos entrando numa nova era, a era do conhecimento, da informação, da comunicação e das relações, onde as pessoas, suas crenças, valores, comportamentos, conhecimentos e relacionamentos passam a ser determinantes para o sucesso ou o fracasso das empresas.

Clima organizacional é a qualidade das relações estabelecidas no ambiente, que é percebida ou experimentada pelos participantes da empresa e, que influencia o seu comportamento. Clima Organizacional é a atmosfera de relacionamentos que percebemos quando entramos num determinado ambiente e nos faz sentir mais ou menos à vontade para ali permanecer, interagir e realizar (produzir).

Os colaborados de uma organização são influenciados pelo Clima Organizacional e, ao mesmo tempo, o influenciam. Assim se o clima for positivo ampliará comportamentos construtivos, gerando mais produtividade com qualidade de vida, mas se for negativo, levará a organização para comportamentos cada vez mais destrutivos, prejudicando a produtividade e desgastando as pessoas e seus relacionamentos.

A Consultoria Empresarial pode ajudar sua empresa a conhecer os fatores que dificultam a manutenção de um clima organizacional produtivo, pois, os problemas de relacionamento entre os colegas de trabalho, gestores e subordinados, a falta de comunicação eficiente, atitudes negativas e a instabilidade emocional são os principais inimigos do sucesso empresarial.

Prejuízos gerados pela má Gestão do Clima Organizacional:

• Diminuição da produtividade

• Gastos com rescisões de contratos

• Gastos com seleção e treinamento

• Perda de talentos

• Reclamações trabalhistas

• Retrabalho e desperdício

• Perdas de motivação

• Diminuição da assiduidade e pontualidade

• Diminuição da criatividade e inovações no trabalho.

Realize uma Pesquisa de Clima Organizacional em sua empresa, para descobrir como está a qualidade do clima em sua organização, e o conjunto de condições que levam a insatisfação ou satisfação dos colaboradores, o que possibilitará a tomada de decisões para a melhoria e o sucesso da empresa. 



Os comentários estão desativados.